FANDOM

Plantão da Globo, é um boletim jornalístico exibido desde 1991, em caráter extraordinário na programação, podendo interrompe-la em qualquer momento do dia, quando houverem fatos de interesse geral, e notícias urgentes.

História

Entre 1982 e meados de 1991, era apenas um slide na tela, com o nome do respectivo jornal do turno (a tarde era o Jornal Hoje, a noite era o Jornal Nacional, e noite/madrugada Jornal da Globo), com uma narração em off. A partir de agosto de 1991, passou a ter uma vinheta própria e a ser conduzido pelos jornalistas em estúdio, ou in loco, direto dos lugares em que os fatos aconteciam. É sempre acompanhado de uma "macabra" vinheta, com uma música feita em sintetizadores e com imagens de câmeras e microfones voando na tela.

No entanto, nos últimos anos, muitos plantões vem sem vinheta, sendo exibidos no intervalo dos programas, só com o apresentador dando a notícia e geralmente algum repórter ao vivo dependendo do que acontece, principalmente perto dos noticiários.

Os dois acontecimentos com o maior número de plantões, foram a morte de Ayrton Senna em 1994, e a prisão do ex presidente Lula, em 2018, rendendo ao todo oito plantões durante o dia.

Nos anos 80 e 90, também havia um plantão dedicado à esportes.

A Vinheta "Macabra"

Quando entra aquela música "tananananaananana" e suas câmeras voadoras, muitos levam sustos enquanto estão assistindo os programas lineares.

A trilha foi composta pelo músico João Nabuco, que venceu um concurso dentro da emissora, para escolher quem seria o autor da música.

"Na verdade, não é uma questão da vinheta. As pessoas acham que notícia ruim é mais urgente do que notícia boa. Se uma pessoa morre, é urgente. Se alguém nasce, pode esperar até 20h30 para ver no Jornal Nacional". Disse Nabuco, em entrevista ao portal UOL em 2016

Embora a trilha não tenha sido alterada em quase 30 anos, as vinhetas de animação, feitas por Hans Donner, foram alteradas conforme as identidades visuais da emissora

Em uma recente matéria para o portal UOL, o psicanalista Christian Dunker explica um dos motivos das pessoas terem tanto medo da vinheta, já que remete quase sempre a tragédias e perdas de personalidades

"Você sente a iminência, a indeterminação, o 'agora vai começar'. Esse sinal representa uma espécie de angústia genérica. A gente não sabe o que vai vir, mas a fantasia ocupa aquilo com uma resposta"

Fatos Importantes Noticiados

Controvérsia de 11 de setembro

Ao contrário do que circula na internet há anos, o plantão informando os atentados terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro, não interrompeu o anime Dragon Ball Z.

Na época os desenhos eram exibidos dentro do programa Bambuluá, apresentado por Angélica. O primeiro plantão se deu por volta de 9:45 da manhã, apresentado por Carlos Nascimento. O boletim de aproximadamente 4 minutos, possivelmente entrou durante uma esquete própria do infantil. Já as 10 da manhã, entrou um segundo boletim, este derrubando a programação matutina, para acompanhar os fatos ocorridos naquela fatídica manhã. Mesmo que houvesse um episódio naquele dia, iria ao ar na faixa das 11:30, mas o plantão ficou no ar durante 5 horas, tornando a exibição do anime impossível.

Vinhetas

  • 1991 (1)
  • 1991-1994 (2)
  • 1994-2001
  • 2001-2005
  • 2005-2008
  • 2008-2014
  • 2014-2016
  • 2016-2020
  • 2020-atual