FANDOM

Futebol na Globo é o nome genérico dado às transmissões de futebol da Rede Globo. Desde o seu começo a emissora vem transmitindo partidas, com certa regularidade a partir dos anos 90 com a compra de direitos de transmissão de torneios.

História

A primeira transmissão de um jogo de futebol pela Globo aconteceu em 21 de novembro de 1965. A partida foi um amistoso entre a Seleção Brasileira e a União Soviética no Maracanã, jogo que terminou com empate por 2 a 2. No entanto, a transmissão do duelo não pode ser ao vivo. A emissora só conseguiu passar a partida duas horas após o seu término. Teixeira Heizer foi o narrador da partida.

A primeira Copa do Mundo transmitida pela emissora foi a de 1970, no México. Ao lado de um pool de emissoras brasileiros, o canal transmitiria o torneio que daria ao Brasil o tricampeonato mundial. A partir dali, transmitiria todas as Copas do Mundo disputadas.

Nos primeiros anos, as transmissões de futebol pela Globo eram infrequentes, salvo os jogos da Seleção Brasileira e partidas internacionais. Jogos de futebol entre clubes brasileiros eram pouco transmitidos ao vivo, exceto por partidas decisivas.

Características

Competições transmitidas

Campeonatos Estaduais

A emissora transmite os campeonatos estaduais mais importantes do país. Os jogos são transmitidos as 16h, sempre aos domingos, mas também há alguns jogos transmitidos as quartas. Os campeonatos carioca e paulista são os únicos campeonatos estaduais que são transmitidos para outras praças. Atualmente, a emissora transmite os seguintes campeonatos:

  • Campeonato Paulista (1978;1980;1987–1989;1992-)
  • Campeonato Carioca (1980;1999–)
  • Campeonato Mineiro (1990s–)
  • Campeonato Pernambucano (1980s–)
  • Campeonato Catarinense (1990s–)
  • Campeonato Gaúcho (1990s–)
  • Campeonato Baiano (1990s–)
  • Campeonato Cearense (1990s–)

Nacionais

  • Campeonato Brasileiro - Série A (Copa João Havelange) (1978;1981;1983-1985;1987-1989;1992–)
  • Campeonato Brasileiro - Série B (2011, 2013–)
  • Copa do Brasil (1998–)
  • Torneio Rio-São Paulo (1993;1997-2002) 
  • Copa dos Campeões (1995-1997)
  • Primeira Liga do Brasil (2016-2017)
  • Supercopa do Brasil (1990–1991;2020–)
  • Copa São Paulo de Futebol Júnior (somente a final)

Internacionais

Liga dos Campeões da Europa

A Globo transmitiu a competição em três oportunidades (1984, 1988-1995 e 2009-2018). Na primeira passagem, a emissora transmitiu a final entre Roma e Liverpool, realizado na capital italiana. Na segunda passagem, foram transmitidos as finais da competição realizados entre 1988 e 1995.

Na ultima passagem pela emissora, a cobertura não se limitou a final da competição. No fim de 2008, a emissora assinou um contrato com a UEFA com validade de três temporadas. Pelo contrato, a emissora teria direito a transmissão obrigatória de pelo menos um jogo das quartas de final e um jogo da semifinal além da grande final.

  • Copa da UEFA (somente a final)
  • Copa Ouro da CONCACAF (somente no brasil)
  • Recopa
  • Copa Libertadores (1981–)
  • Copa Mercosul (1998-2001) 
  • Copa Sul-Americana (2003–)
  • Supercopa da Libertadores (1988-1997)

Mundial Interclubes (Copa Intercontinental/Toyota Cup)

A emissora transmitiu as finais envolvendo os clubes brasileiros. Os jogos contavam com ampla cobertura da equipe esportiva. Foram transmitidas as finais de 1981, 1983, 1992, 1993, 1995, 1997, 1998 e 1999. A decisão de 1983 contou com duas transmissões distintas, sendo uma delas, voltada para o Rio Grande do Sul, tendo a narração de Celestino Valenzuela e comentários de João Nassif.

Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Campeonato Italiano

Entre setembro de 1984 e maio de 1985, a Globo transmitiu a temporada 1984-1985 do Campeonato Italiano. Os jogos eram transmitidos aos domingos no horário matutino. Nos fins de semana em que não havia jogos devido aos compromissos da seleção italiana a emissora levava ao ar o panorama do campeonato, um resumo de cinco minutos sobre o andamento da competição.

Seleções

Copa do Mundo

Ver artigo principal: Copa do Mundo FIFA na Globo

  • Copa do Mundo Feminina
  • Amistosos da Seleção (nome usado até 2012)
  • Torneio Pré-Olímpico (até 2004)
  • Amistoso da Seleção
  • Eliminatórias da Copa
  • Eurocopa
  • Copa América
  • Copa das Confederações
  • Superclássico das Américas

Transmissões Especiais

  • 06/10/1976 - Brasil(1970) vs Flamengo (Amistoso)
  • 20/05/2004 - Brasil vs França (Amistoso - 100 anos da FIFA)
  • 02/08/2013 - Santos F.C. vs F.C. Barcelona (Troféu Juan Gamper)

Controvérsias

Em 20 de maio de 2013, Durante uma edição do Bom Dia São Paulo, chegou a anunciar que o jogo entre Santos vs Joinville seria transmitida para o estado de São Paulo. Um perfil no Twitter chegou a informar que o jogo teria ser exibido, mas uma mudança de última hora revoltou os telespectadores paulistanos. Isso porque a Globo cancelou a transmissão estadual e programou o filme Encontro Explosivo. Sendo assim, apenas os telespectadores da baixada santista acompanharam o jogo, que contou com a narração de Odinei Ribeiro. Além de Santos, o jogo também foi transmitido para a região de Joinville e para o estado de Goias.

Paralisação do Campeonato devido ao Coronavírus

Em 2020 ocorreu algo inédito, que foi a suspensão de todos os campeonatos de futebol, devido a Pandemia do Coronavírus. De 15 de março até julho as transmissões do futebol foram interrompidas, com previsão certa de retorno primeiramente no Rio de Janeiro para 28 de junho, dando lugar a filmes, com uma sessão dupla da Temperatura Máxima em 22 de março, e Campeões de Bilheteria entre 29 de março, 5 de abril e desde 14 de junho. De 12 de abril até 7 de junho estão sendo reprisadas partidas clássicas no horário em que ocorreriam os jogos normais, até o dia 10 de maio, foram exibidos jogos da Seleção Brasileira, e de 17 de maio até o dia 7 de junho, foram transmitidos jogos de times regionais para afiliadas, que aconteceram pela Libertadores da América e Mundial de Clubes. Devido à baixa audiência nos últimos domingos, a Globo decidiu voltar com a sessão Campeões de Bilheteria, que teve o filme X-Men Dias de um Futuro Esquecido, que foi exibido em 14 de junho. Os campeonatos dentro do Brasil, seguem parados por tempo indeterminado, sem uma previsão certa de retorno, uma vez que dependem dos governos estaduais, e estudos de técnicos na área da saúde, para saber se tem perigo ou não de retornarem. Caso retornem este ano, os jogos podem acontecer sem publico, como ocorre na Europa desde o retorno dos campeonatos como o Alemão por exemplo nos demais estados começa dia 22 de julho.

Quebra de Contrato do Carioca

Em 2 de julho de 2020, a Rede Globo rescindiu o seu contrato com a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), após a polêmica da transmissão do jogo Flamengo x Boa Vista, pelo Youtube oficial do time. Logo depois do ocorrido, a emissora entrou com um pedido de rescisão de contrato, contra os onze times da federação (exceto o Flamengo, que já tinha rescindido anteriormente), que foi formalizado na manhã seguinte. Com esse episódio, a exibição das sessões Campeões de Bilheteria e Cinema Especial continuam sendo transmitidas em rede, em caráter extraordinário até o término das restrições de outros campeonatos.

Equipe

Atual

Narradores

  • Galvão Bueno (1982-1991;1993-presente)
  • Cléber Machado (1988-presente)
  • Luís Roberto (1998-presente)
  • Gustavo Villani (2018-presente)
  • Rogerio Correa (2001-presente) (transmissões da Globo MG e ocasionais nacionais)
  • Rembrandt Jr (2000-presente) (transmissões da Globo Nordeste e ocasionais nacionais)

Comentaristas

  • Casagrande
  • Caio Ribeiro
  • Júnior
  • Ronaldo
  • Bob Faria (transmissões da Globo MG e ocasionais nacionais)
  • Paulo César de Oliveira (arbitragem)
  • Sandro Meira Ricci (arbitragem)
  • Salvio Spinola (arbitragem)

Repórteres

Antigos

Narradores

  • Luciano do Valle
  • Luiz Alfredo
  • Oliveira Andrade
  • Osmar Santos

Comentaristas

  • Juca Kfouri
  • Ciro José
  • Gérson
  • Raul Plassmann
  • Falcão
  • Chico Anysio (jogos da seleção brasileira)

Repórteres

  • Roberto Thomé
  • Mauro Naves
  • Marcelo Rezende
  • Abel Neto

Patrocinadores

Lista de Patrocinadores do Futebol na Globo