FANDOM

O artigo a seguir traz um resumo detalhado sobre as mudanças na programação da Rede Globo. As mudanças foram efetivadas entre 16 de março até o fim da quarentena e serão estendidas conforme o andamento da pandemia e os decretos dos governos municipais e estaduais. As gravações nos estúdios Globo irão retornar a partir de 27 de julho, de forma gradual, e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, para impedir que seus funcionários e artistas sejam infectados.

Jornalismo

Local

  • Bom Dia Praça: Desde 16/03, o noticiário matutino foi estendido até as 8:30.
  • Praça TV: Desde 17/03, o Globo Esporte foi interrompido temporariamente, e no horário, a primeira edição do telejornal foi estendido para informar os telespectadores sobre a doença, além das últimas notícias. A partir de 3 de agosto, os Pracinhas, irão perder alguns minutos, devido ao retorno do Globo Esporte à grade.
  • SPTV: Desde 17/03, a primeira edição passou a ser retransmitida para todo o estado de São Paulo das 13:00 as 13:25.

Nacional

  • Bom Dia Brasil: Desde 16/03, o Mais Você foi interrompido temporariamente, e no horário, o telejornal foi estendido para informar os telespectadores sobre a doença, além das últimas notícias.
  • Combate ao Coronavírus: Um programa temático foi exibido de 17/03 até 22/05/2020 no lugar do Mais Você e do Encontro com Fátima Bernardes, que foram interrompidos de forma temporária. Trazendo, além das últimas notícias sobre a COVID-19, presenças de médicos e especialistas no estúdio, além de links com repórteres e correspondentes, além da redação do G1. De 20/04 até 22/05/2020 seu horário foi adiantado para às 09:45.
  • Jornal Hoje: Desde 17/03, o Se Joga foi interrompido temporariamente, e no horário, o telejornal foi estendido para informar os telespectadores sobre a doença, além das últimas notícias.
  • Jornal Nacional: Com a confirmação de um caso de coronavírus de um apresentador da TV Clube (afiliada da Globo no Piauí), a Globo suspendeu o rodízio de apresentadores das afiliadas aos sábados desde 21/03, adiando o retorno de mais jornalistas de afiliadas no telejornal. Durante esse período temporário, apenas os jornalistas da matriz apresentarão o noticiário aos sábados.
  • Globo Repórter: Desde 3 de abril, estão sendo exibidas reprises de programas anteriores.

Novelas

  • Novelas inéditas dos Estúdios Globo: As novelas das 7 (Salve-se Quem Puder) e das 9 (Amor de Mãe) tiveram as suas gravações interrompidas. Segundo o G1, pertencente à Globo, as gravações podem ser retomadas em julho. "O nosso planejamento conta com vários cenários possíveis para o retorno das gravações de dramaturgia. O mês de julho está entre essas possibilidades", diz a assessoria da emissora. Ainda não há uma previsão 100% certa, pois tudo depende de protocolos de segurança
  • Apesar de uma possível retomada da produção de inéditas ainda em 2020, elas só serão exibidas em 2021
  • Amor de Mãe: A novela das 9 foi interrompida dia 21/03/2020 para dar lugar a reprise compactada / versão especial de Fina Estampa (2011) exibida desde 23/03. Segundo o colunista Flávio Ricco, as gravações podem retornar a partir do dia 27 de julho, porém podem sofrer alterações dependendo de como estará a pandemia até lá. A novela será reduzida e antes de seu retorno, será reexibida a novela "A Força do Querer", de 2017.
  • Ainda sobre Amor de Mãe, uma nova previsão de gravação é para agosto, para finalizar a trama, que trará apenas 23 capítulos, porém tudo dependerá de como estará a pandemia até lá
  •  "Será um processo delicado, pois envolve não apenas atores, mas também técnicos, figurinistas, maquiadores, enfim, muitas pessoas e todas precisam estar sob segurança. Por isso, serão gravados no máximo dois capítulos por dia" comenta Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da Globo, ao jornal O Estado de S. Paulo. Extraído do site gauchazh (disponível para assinantes)
  • Salve-se Quem Puder: A novela das 7 foi interrompida dia 28/03/2020 para dar lugar a reprise compactada / versão especial de Totalmente Demais (2015) está sendo exibida desde 30/03. Suas gravações serão retomadas após o término das gravações de Amor de Mãe  
  • Éramos Seis: A novela das 6 foi exibida normalmente até o último capítulo exibido em 27/03/2020 e no seu lugar uma reprise compactada / versão especial de Novo Mundo (2017) está sendo exibida de 30/03 e ficará até 07/08/2020. As gravações da substituta Nos Tempos do Imperador, que entraria no lugar de Éramos Seis foram interrompidas temporariamente.
  • Malhação: A temporada chamado Toda Forma de Amar (2019) que terminaria em 08/05/2020, teve seu final antecipado para 03/04/2020, e em seu lugar, uma reprise compactada / versão especial da temporada de Malhação chamada Viva a Diferença (2017) está sendo exibida de 06/04/2020 e ficará até 08/01/2021. As gravações da substituta Transformação que entraria no lugar de Toda Forma de Amar foram interrompidas temporariamente.
  • Segundo a coluna F5, da Folha de São Paulo, capítulos inéditos de Amor de Mãe, não retornarão antes de outubro, pois apesar da emissora pretender reabrir seus estúdios no final de julho, há uma séries protocolos a serem seguidos e testados, para dizer se a obra pode ou não retornar em outubro

Entretenimento

  • Mais Você: Foi tirado do ar desde 16/03 , dando espaço para o Bom Dia Brasil, que foi esticado.
  • Encontro com Fátima Bernardes: Em 16/03 e desde 25/05 o programa foi ao ar temporariamente após o Bom Dia Brasil. Ficou fora do ar de 17/03 à 17/04/2020, no seu lugar foi ao ar o especial Combate ao Coronavírus. Retornou em 20/04/2020, sem plateia temporariamente e com a participação de Ana Maria Braga no quadro temporário Receitas Especiais de Ana Maria.
  • Conversa com Bial: A gravação da nova temporada do talk-show foi interrompida, e substituída até 15 de maio por séries americanas. Antes, a estreia estava marcada para 30 de março, retornando à grade em 18 de maio de 2020, com entrevistas gravadas pela internet.
  • Se Joga: Foi tirado do ar em 17/03 , dando espaço para o Jornal Hoje, que foi esticado.
  • Zorra: A gravação da nova temporada do humorístico foi interrompida, e substituída por reprises das temporadas anteriores de 02/05. Teve uma breve pausa, dando espaço para a web série "Diário de um Confinado", e dia 15 de agosto retornará com episódios que mesclam material inédito e melhores momentos

Programas de auditório

  • Domingão do Faustão: Em 15 de março de 2020 está sem plateia pela primeira vez, sendo que desde de dia 22/03 estão sendo reprisados os melhores momentos desde sua estreia em 1989, e Faustão está aparecendo em flashes pré gravados de sua casa. Em agosto o programa voltará a ser apresentado em estúdio, porém sem platéia.
  • Altas Horas: Desde 21/03, Estão sendo reapresentados os melhores momentos, aproveitando a comemoração dos 20 anos do programa. Também foram inclusas vídeo chamadas com artistas e personalidades
  • Caldeirão do Huck: O programa está sendo exibido com edições inéditas, pois já havia uma boa frente de programas e quadros gravados antes da pandemia. Durante a exibição é mostrada uma faixa informando que os quadros foram gravados anteriormente. Alguns quadros já estão sendo reprisados ou gravados na casa de Huck e seus participantes, e sua gravação em estúdio retornará em breve.
  • The Voice Kids: Entre 22/03 até 19/04/2020, foram exibidos os melhores momentos da temporada. Apesar do programa estar na reta final, sua produção foi interrompida e trocada por reprises até o fim da temporada, que foi substituída por reprises do programa Tamanho Família.

Programação esportiva

  • Globo Esporte: Foi tirado do ar temporariamente desde 17/03 dando espaço para a primeira edição do Praça TV, que foi esticado. A edição carioca iria retornar em 19/06 devido ao possível retorno do campeonato estadual, porém segundo o jornalista Gabriel Vaquer do UOL, o retorno pode ser adiado, pois dois times Botafogo e Fluminense ameaçam entrar na justiça contra a retomada do campeonato. Até existiu uma chance remota do esportivo voltar na segunda, dia 22, mas a princípio pode continuar como um quadro dentro do RJ1.
  • Em outras afilhadas, segundo o site UOL   a "volta do programa dependerá da decisão de cada emissora local, já que os estaduais serão retomados em data diferentes. Em São Paulo, por exemplo, o martelo será batido assim que o calendário do Campeonato Paulista for retomado" .
  • Seu retorno será em 3 de agosto, às vésperas do retorno do Campeonato Brasileiro e durante as fases finais dos estaduais. A equipe da versão RN foi toda demitida durante a pandemia, e ainda não se sabe como ficará sua versão.
  • Futebol: Em uma tentativa de compensar a ausência de transmissões de futebol ao vivo aos domingos desde 22/03. Entre 12/04 até 07/06, a emissora reprisou os jogos antigos. A primeira dessa reapresentação especial foi a decisão da Copa do Mundo de 2002 (Coreia do Sul e Japão) entre Brasil e Alemanha, em 12/04. Com direito a narrações originais da época e conversas com jogadores e comentaristas no estúdio e em lives. Em 17 de maio, jogos com times regionais na Libertadores e Mundial foram reexibidos para suas determinadas áreas de cobertura. Em 21 de junho, o futebol retornaria somente para o RJ, e algumas partidas poderiam ser transmitidas, como Vasco x Macaé, porém o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, proibiu eventos esportivos até 25 de junho, havia uma hipótese do jogo ocorrer dia 24 de junho, e ser transmitido, porém o jogo foi cancelado.
  • Em 28 de junho, as transmissões do campeonato Carioca foram retomadas, com o jogo Vasco X Macaé, sendo transmitido apenas para algumas afilhadas, (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Juiz de Fora (MG), Distrito Federal, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe), o restante permaneceu com o filme Vingadores, de 2012, pela sessão Campeões de Bilheteria.
  • Em 2 de julho de 2020, o contrato da Rede Globo com a FERJ (responsável pela Taça Rio), foi rescindido, após polêmicas sobre transmissão dos jogos pelo Youtube (mais especificamente o Flamengo, que já havia rompido com a emissora anteriormente)
  • Em 22 de julho, os campeonatos Paulista, Cearense, e Gaúcho irão retornar, com jogos no horário habitual, deixando a exibição do Cinema Especial restrita à praças sem futebol
  • Em 8 de agosto, o Campeonato Brasileiro possivelmente retornará, em seus horários habituais (quartas à noite, e domingos à tarde)
  • Em 16 de setembro, haverá o retorno da Libertadores da América, com a transmissão do jogo Grêmio x Universidad Católica
  • Fórmula 1: Entre 3 e 10 de maio de 2020 a emissora reprisou antigas provas. A primeira dessa reapresentação especial foi o Grande Prêmio do Japão de 1988 (30/10/1988), vencido por Ayrton Senna no seu primeiro título da carreira. Dia 5 de julho o campeonato irá retornar de forma reduzida, e com sua primeira prova do ano na Áustria.

Filmes

  • Sessão da Tarde: Desde 17/03, a sessão de filmes vai ao ar após o Jornal Hoje.
  • Cinema Especial : Desde 18 de março, ocupa a faixa do futebol às quartas feiras, em 22 de julho será exibida apenas para praças sem futebol
  • Temperatura Máxima: Com a suspensão do Futebol aos domingos, teve sessão dupla com os filmes O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro e o inédito Os Guardiões em 22/03/2020.
  • Campeões de Bilheteria: Entre 29/03, 05/04/2020 e de 14/06 sem prazo para término, a volta da sessão ocupou a faixa do Futebol temporariamente aos domingos. Desde 19 de julho, não está sendo exibida para praças onde houve o retorno precoce do futebol
  • Em 26 de julho, algo inusitado aconteceu, a emissora programou o filme A Bela e a Fera (2017), para a sessão, porém como é um filme muito querido pelo público, inverteu a exibição com o filme da Temperatura Máxima, nas praças onde ocorre o futebol. Sua última exibição será provavelmente em 2 de agosto, pois no domingo seguinte, o Campeonato Brasileiro poderá retornar, caso não haja impedimento pela justiça.
  • Sessão de Sábado: Retornou em 16 de maio de 2020, para cobrir o espaço que seria exibido a Sessão Comédia com a reprise de Toma Lá, Dá Cá e o novo programa Simples Assim, apresentado por Angélica. Em 25 de julho terá sua última exibição, e no sábado seguinte, as reprises do Musica boa e Toma lá da cá serão exibidas em seu lugar.

Séries e Linha de Shows

  • Cine Holliúdy: entre 7 de julho e 1° de setembro, a Rede Globo irá reprisar, precocemente, a primeira temporada da série Cine Holliúdy, cuja exibição original aconteceu em 2019. Com Letícia Collin e grande elenco, a produção inspirada no filme homônimo substitui Aruanas.
  • Entre 4 de agosto à 13 de outubro, a série Tapas & Beijos, será reprisada na segunda linha de shows às terças, substituindo a série Manifest, e após Cine Holliúdy