FANDOM

O Domingão do Faustão é um programa dominical da Globo apresentado desde 1989 pelo apresentador Fausto Silva. O programa já é tradicional nos

domingos da emissora (no horário de verão nas noites de domingo até fevereiro de 2019) e um dos programas de maior audiência, visibilidade e rentabilidade.

O programa passou por diversas mudanças, com a introdução e retirada de quadros, mudança de horários, formato e outras alterações em sua história. E também lidou com briga ferrenha com rivais de audiências, sobre tudo Augusto 'Gugu' Liberato e o Domingo Legal, do SBT, contra quem disputou a audiência durante boa parte dos anos 90.

Tinha, inicialmente, direção de criação e artística de Augusto Cesar Vanucci e direção geral de Detto Costa. Já passaram pela direção de produção Marcelo Paranhos, Carlos Henrique de Cerqueira Leite, Aluísio Augusto e Jayme Praça. Atualmente, tem direção geral de Henrique Matias, direção artística de Jayme Praça e gerência de produção de Roberto Ribeiro Costa.

Até em 1999, no aniversário de 10 anos de "Domingão", a atração tinha exibido 500 edições. Em 2009, o programa completou 1000 programas. Em dezembro de 2017, completou a marca histórica de 1500 programas com homenagens de Tiago Leifert com Cássio e Tato Gabus Mendes.

Edições da primeira temporada passaram a ser reexibidas no Canal Viva com alguns cortes, desde 10 de agosto de 2018. Desde janeiro de 2019, o Viva passou a exibir o programa aos sábados das 10h30 às 12h45.

A partir de 6 de janeiro de 2019 até 29 de dezembro, o programa começa a exibir os melhores momentos e a história em comemoração de 30 anos do Domingão com o elenco da Globo e cantores.

Em 5 de janeiro de 2020, a emissora chegou a anunciar que por altos custos de produção, o programa deixaria de ser exibido ao vivo e passaria a ser gravado. No entanto, dias depois após uma série de estudos de viabilidade, a emissora voltou atrás e manteve as edições ao vivo do programa, porém mantendo algumas gravadas ao longo do ano. O programa em seu 31° ano também passa a abrigar nos Estúdios Globo em São Paulo, os ensaios dos quadros Show dos Famosos e Dança dos Famosos.

História

O início (1989-1995)

O apresentador do programa, Faustão, em foto antiga, antes do processo de redução estomacal.

Em 1988, a Globo conseguiu a contratação de Augusto 'Gugu' Liberato, então apresentador do 'Viva a Noite', do SBT, para reforçar o cast da emissora carioca. No entanto, a contratação foi cancelada graças a uma conversa de Sílvio Santos com Roberto Marinho, já que o empresário e dono do SBT acreditava que Gugu seria seu sucesso como principal animador da emissora paulista.

Como forma de compensar a 'perda' de Liberato, a Globo fechou a contratação de Fausto Silva, que comandava com sucesso o 'Perdidos na Noite', na Bandeirantes (atual Band). O ex-repórter esportivo da Rádio Globo se tornaria o principal personagem dos domingos da emissora a partir do ano seguinte.,

Ainda durante o final de 1988, a Globo produziu chamadas para anunciar o novo contratado e a estreia do futuro programa para março de 1989. Em 26 de março (domingo de Páscoa), sucedendo o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o O Domingão do Faustão estreou na Rede Globo no dia 26 de março de 1989 precisamente às 14h55min.

A chegada de Fausto servia para tentar frear a audiência do Programa Silvio Santos (SBT), até então líder de audiência nas tardes de domingo. Em pouco tempo, começou a conquistar a liderança do horário frente ao 'Homem do Baú'.

Desde seu início, o programa contava com uma banda musical que toca ao vivo, e a turma do charme nos primeiros anos, que depois viria ser substituída por um grupo de dançarinas, na Academia do Faustão. Há também entrevistas com atores da emissora e cantores, assim como atrações populares em vários quadros. Ao fim, ia ao ar as tradicionais vídeo-cassetadas.

Por questões contratuais, a geração do programa se dividia entre a Cidade do Rio de Janeiro e a Cidade de São Paulo, assim facilitando o recebimento de convidados ilustres que residiam em ambas as cidades. Mas a partir de janeiro de 2015 o Domingão passou a ser gerado somente de São Paulo a pedido de Faustão.

Até 1993, o programa terminava às 19h e, a partir de então, passou a ter uma hora a mais de duração devido à extinção do Festival Os Trapalhões.

Em 1995, foi criado o quadro Melhores do Ano, que premiava os artistas que fizeram mais sucesso na teledramaturgia, jornalismo, comédia, música e esportes na Rede Globo. Até 2002, os vencedores eram escolhidos por funcionários da própria emissora, mas a partir de então os mesmos passam a escolher três finalistas. Além disso, os mesmos são submetidos à votação do público, que escolhe o vencedor de cada categoria.

Mudança de logotipo, problemas de audiência e reação (1996-2001)

O ex-integrante do programa, o músico Caçulinha.

Em 1997, a audiência do programa passou a ser ameaçada pelo Domingo Legal (SBT), apresentado por Gugu Liberato, chegando inclusive a perder a liderança em outubro. Nos anos seguintes, a disputa passou a empatar e monopolizar a audiência entre ambos os programas, com até 60% contra as outras redes.

No início dos anos 2000, Gugu tomou a liderança absoluta do programa, rareando cada vez mais as lideranças da Globo, fazendo com que a emissora começasse a intervir no programa que não apresentava mudanças desde sua estreia: tentaram programa gravado, mas tanto a imprensa como a opinião pública criticaram duramente o programa.

Depois da queda de audiência durante o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o programa começou a reagir aos poucos com suas mudanças. Porém, outras emissoras começam a dificultar a audiência da dupla Faustão-Gugu, exibindo filmes e esportes. Mas o Domingo Legal se envolveu em um escândalo em 2003 quando levou ao ar uma entrevista forjada com a facção PCC, e o programa da Globo e o recém-criado Pânico na TV, da RedeTV!, foram favorecidos.

De volta à liderança (2002-2009)

A partir de 2004, o Domingão do Faustão demonstrou várias vitórias seguidas contra o Domingo Legal, que chegou a ser ameaçado apenas pela RedeTV! (com o Pânico na TV) e a Band (com o futebol).

Em 2008, um especial marcando as mil exibições do programa foi levado ao ar e mereceu destaque na Revista Veja. Em 2009, o programa completou 20 anos com a realização da premiação dos Melhores do Ano 2008 (propositalmente adiada). Além da premiação, foram anunciadas novidades na programação da emissora. Em dezembro, Adriana Colin (responsável pelo merchandising), Caçulinha (diretor musical da banda) e Lucimara Parisi (diretora do programa) deixaram o programa por conta da rescisão de seus respectivos contratos.

Perda de audiência (2010-2020)

Em 2010, os programas Domingo Espetacular (Record) e Programa do Gugu (Record) representaram uma nova ameaça para o Domingão do Faustão, que chegou a ser derrotado em várias regiões brasileiras, em destaque na Grande SP (a medição do IBOPE na Grande SP é a principal referência no mercado publicitário). Gugu voltava a ameaçar Faustão.

Em 2011, o Domingão marcou média de apenas 10 pontos no IBOPE Media Information na Grande SP. Em alguns momentos do dia, Faustão chega a perder para Record e SBT.

No dia 17 de abril de 2016, pelo primeiro domingo desde a estreia, o programa não foi exibido, em função da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em 19 de maio de 2019, Faustão sugeriu que o Domingão poderia estar perto do fim. Durante a exibição do quadro Arquivo Confidencial, o apresentador comentou que "O dia que o programa acabar, e esse dia não está longe, eu revelo os verdadeiros bastidores do 'Arquivo Confidencial''

Em 15 de março de 2020, a atração não teve a presença da platéia pela primeira vez em 31 anos por conta das medidas impostas pelas emissoras brasileiras de prevenção ao COVID-19. Logo depois, passaram a ser exibidas reprises dos melhores momentos do programa, além do uso de Chroma Key pelo apresentador para os merchandising.

Horários

O Domingão passou por diversas mudanças de horário durante a sua história. Nos primeiros anos, o programa iniciava as 15:30, enfrentando a concorrência do Programa Sílvio Santos, apresentado no SBT pelo apresentador homônimo, do show do esporte e da manchete. Desde sua estreia, o programa è líder de audiência, mas em alguns momentos, perdia a liderança para os programas supracitados. Em 1995, ocorreu a primeira mudança de horário. Com o fim de Os Trapalhões, o horário foi estendido até as 20h. Com o crescimento do Domingo Legal do SBT, o programa sofreu mais uma mudança: agora encerrava as 20:30, permanecendo nesse horário até 2000, quando a emissora transferiu o futebol para o domingo (quando as partidas eram exibidas aos sábados, e somente as fases finais aos domingos), era exibido desde então, o programa teve seu horário reduzido e atualmente vai ao ar às 18h. Durante o horário de verão, os estados que recebem o sinal da rede fuso veiculavam o programa após um filme.

Transmissão para o exterior

Desde o inicio, o programa é transmitido no exterior. Em Portugal é transmitido desde 1993 na versão local do GNT. Na Itália, chegou a ser transmitido pela Tele Monte Carlo por um breve período (na época, as Organizações Globo controlava 90% da emissora). Nos EUA, japão e algumas partes da Europa, o programa foi transmitido em alguns canais fechados e independentes.

Quadros

Atuais

Arquivo Confidencial

Dança de Grupo

Dança dos Famosos

Divã do Faustão

Ding Dong do Sucesso

Domingão Aventura

Maratoma

Melhores do Ano (uma vez por ano)

Pizza do Faustão (esporádico)

Quem Chega Lá?

Se Vira nos 30

Show dos Famosos

Troféu Mário Lago (uma vez por ano)

Video Cassetadas

É o quadro mais longevo da história do Domingão, existindo desde a estreia do programa em 1989.

Extintos

Circo do Faustão

Dancinha dos Famosos

Dança no Gelo

Os Iluminados (2015-2016)

A Capella

Aguenta Coração

A Voz da Profissão

Cachorrada Vip

Controle Remoto

Dança da Galera

De Cara no Muro

De Cara com a Fera

Desafio do Faustão

Entregação

Eu Acho

Galeria de Famosos

Garotada & Cachorrada

Garagem do Faustão

Giro Domingão

Invasão de Privacidade

Jogo da Velha

Jogo dos 10

Mano a Mano

Na Boca da Galera

Olimpíadas do Faustão (1989-1998;2019)

O Melhor do Circo

Pegadinhas do Faustão (1989-1999/2001-2002)

Primeira Vez

Quem é?

Quem está mentindo?

Que Fim Levou?

Ralação

Rally dos Famosos

Se Liga no Telão

Sexolândia (1989-1996)

Sufoco (1999-2000)

Tem Gente Atrás

Tô a Fim de Saber

Truque Vip (2015-2016)

Videokê

Créditos

Apresentação

Nome Ano

Fausto Silva 1989-presente

Elenco

Nome Ano

Stella Freitas 1989-1992

Pedro Cardoso 1989-1992

Bailarinas do Faustão 1994-presente

Direção geral

Ano Nome

1989 Augusto César Vannucci

1989-1998 Detto Costa

1998-1999 Roberto Talma

1999-2000 Alberto Luchetti

2000 Maurício Tavares

2000 Boninho

2000-2001 Luiz Gleiser

2001-2002 Luiz Nascimento

2002-2003 Maurício Sherman

2003-2006 Ângela Sander

2006-2017 Jayme Praça

2017-presente Henrique Matias

Trilhas

  • 1991-1994
  • 1994-2001
  • 2001-2002
  • 2002-2012
  • 2002-2013 (Chamadas)
  • 2012-2017
  • 2017-Atual

Vinhetas

  • 1989-1992
  • 1992-1994
  • 1994-1996
  • 1996-2000
  • 1996-2001 (Chamadas)
  • 2000-2001
  • 2001-2008 (Chamadas)
  • 2008-2011
  • 2011-2012
  • 2012-2020
  • 2019 (30 Anos)
  • 2020-Atual